[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Bom galera, poder "novo", gameplay revolucionária(tá tá, nem tanto =p) e cá estou eu para vos dar uma luz com esse novo poder que coincidentemente chama-se Luz XD. Aconselho a todos darem uma olhada no meu guia para mental antes de seguirem este tutorial pois houveram grandes mudanças na jogabilidade e build dos controllers.
FUNÇÕES.
Vamos iniciar o guia com informações básicas sobre as funções dos controllers:
1- Recuperação de power
Como muitos já sabem, a recuperação de power é baseada no atributo "Vitalization". É o atributo mais importante para o controller e a função mais básica que todo troller deve saber priorizar. Para adicionar conteúdo em relação ao meu último guia, houveram algumas pequenas mudançãs principalmente na recuperação de power. Antigamente, os poderes de recuperação constante(logo mais irei mostrar quais são eles) recuperavam determinada quantidade baixa de power a cada segundo. Hoje, eles recuperam uma quantidade maior a cada 5s.
Para vocês terem uma idéia mais ou menos da recuperação, suponhamos que vocês tenham 680 de vitalization, enquanto o status de recuperação estiver ativo pelo poder, a cada 5s serão recuperados 117 de power para todos do grupo.
2- Controlar Adds, Mobs
Acredito que seja a função mais "prazerosa" de se fazer como troller. Ter uma legião de inimigos presos em suas barreiras de energia e ilusões não tem preço! Para faze-la com perfeiição, é necessário ter uma boa quantidade de Dominance, que apesar de não constar na descrição do atributo, ela influencia no sucesso de poderes de controle E o dano que o alvo recebe enquanto estiver com o status de "controlado"(stun, fear, confuse).
3- Debuffs
Entenda debuff como DIMINUIR DRÁSTICAMENTE OS ATRIBUTOS DOS INIMIGOS. Como diminuir a cura do adversário, ou sua defesa(debuff como redução de toughness e defesa), diminuir o dano que sai dos adversários e etc. Eu aconselho a todos os controllers terem no mínimo uma skill de debuff, a de diminuir a capacidade de cura dos healers. Pois, sendo mental/light/gadget nós temos bônus encima de nature/sorcerer que são os Healers. Nada mais justo nós sermos os encarregados de destruir essa maldita raça =p.
4-
"No dia mais claro
Na noite mais densa
Nenhum mal escapará ao meu olhar
Todo aquele que venera o mal há de penar
Quando o poder do Lanterna Verde enfrentar"
Sim meus amigos, se você pensa que Light era apenas mais um poder entre outros, ESTÁ ERRADO!!! A tropa dos lanternas verde veio para dominar a gameplay e deixar no CHINELO os poderes mentais e gadgets em termos de VARIEDADE DE BUILD, SUPORTE PARA O GRUPO, E DANOS ESTRONDOSOS. E eu aposto que todo mental e gadget noobeta vai vir aqui questionar minha afirmação, mas é fato meus amigos. E se você discorda, go x1 com meu Light e dou minha conta se algum mental ou gadget me derrotar! Muahuahua, sou modesto sim, porém... No dia mais claro e na noite mais densa, EU CHUTO ASSES DOS MENTAIS E GADGETS!
Agora eu vou explicar pq Mental e Gadget se tornaram obsoletos. Um light com uma build boa consegue ser auto-suficiente em qualquer situação. Eu, com o Martian, tenho uma skill que recupero 120 de life por segundo, e um supercharger de 35%(all the time praticamente) que me recupera 1200 de life. Achou pouco champs???? Então segura essa mandioca...Eu tenho escudo individual que absorve mais de 400 de dano e reflete determinada quantidade(dependendo da minha might); tenho esse mesmo escudo só que para grupo; tenho uma MURALHA que protege todos players que permanecem atrás dela, deixando-os invulneráveis a qualquer status negativo ou dano... Ainda acha que pode comigo? Então chora que essa ae é pra tu contar pra mãe... EU CONSIGO USAR TODOS OS MEUS PODERES SEM PRECISAR GASTAR NEM 0,00000001 DE POWER!!!! Opa... acho que agora você tremeu neh neguin xD
Eae mentalers e gadgeters(what?), ainda querem desafiar a tropa dos lanternas? Acredito que não né...
Colocados os devidos pingos nos "i"'s, vamos continuar com o guia =p
Agora vou lhes mostrar o weapon set que facilita a vida dos controllers em termos de atributos.
WEAPON SET
WEAPON SET PARA LIGHT CONTROLLER
Os atributos mais importantes para um Light Controller são:
Vitalization: Determina a quantidade de recuperação de power. A cada 10 pontos de Vit, 1% da recuperação total é aumentada.
Dominance: Antigamente esse era um atributo inútil. Hoje não!!!! A Dominance junto com a Restoration determina a quantidade de dano absorvida quando você usa seus escudos! E para nós lanternas, determina junto a Restoration a quantidade de life recuperada pelos nossos poderes de cura!
Restoration: Como citei acima, a restoration determina junto com a dominance a quantidade de dano absorvida pelos seus poderes de escudo e de cura.
Segue uma tabela com todas as skills passivas relevantes para troller de todas as armas:
Vitalization | Dominance | Restoration | |
One handed | 15 | 0 | 3 |
Bow | 4 | 0 | 3 |
Brawling | 0 | 21 | 3 |
Dual Pistol | 19 | 0 | 45 |
Dual Wield | 4 | 21 | 48 |
Hand Blaster | 0 | 21 | 3 |
Marital Arts | 0 | 0 | 45 |
Rifle | 19 | 0 | 0 |
Staff | 4 | 21 | 0 |
Two Handed | 15 | 0 | 0 |
BUILDS
Antes de tudo, vou mostrar minha build de atributos. Seria interessante se a sua estiver mais ou menos assim:
Build PvE
Build PvP
Vou dar uma resumo do resumo das funções de cada atributo:
Health: Este atributo determina a quantidade de life que você tem
Power: Determina a quantidade de power/mana/sp que você tem
Defense: Influencia o dano recebido por MONSTROS
Might: Influencia o dano feito por PODERES
Restoration: Influencia suas habilidades de cura de life
Vitalization: Influencia suas habilidades de cura de power
Precision: Influencia seu dano feito por ARMAS, ou seja, golpes e combos.
Toughness: Influencia o dano recebido por PLAYERS
Dominance: Influencia o tempo de controle, o dano recebido por adversários controlados, o dano absorvido por escudos e a recuperação de life através de habilidades de cura.
ÁRVORE DE PODERES
Agora tá na hora de nos maravilharmos com a maior e mais diversificada árvore de todos os poderes!!! Os lanternas possuem desde armas e acessórios corpo-a-corpo até armas de fogo de longo alcançe. Já deu pra notar que não precisamos nos preocupar com qual tipo de arma iremos construir nosso personagem, pois ele se dá bem tanto com o meele range qnt com o long range. Se você usar uma arma como o bow, que é long range, você pode possuir poderes de light que encurtem a distância da batalha, que vão pra cima do adversário. Chega de blábláblá e pegue a pipoca que a sessão já vai começar.
SUPPORT
Como o próprio nome diz, essa árvore é focada para suporte do grupo. Possui uma vasta gama de escudos e poderes de cura. Se especializar nessa árvore atribui +5% de dano crítico e +10 de vitalização. Um fator interessante antes de continuar a explicação é que, a grande maioria dos poderes de Light podem ser "combados", ou seja, você só precisa ativar um poder pela LOADOUT e a utilização dos outros poderes ficam de acordo com os combos descritos. Por exemplo, você possui APENAS o poder "Boxing" em seu loadout, mas você pode usar os poderes "Impact" e "Grasping Hand" como combos do "Boxing" sem gastar power!!
Apenas para demonstrar, vou ensinar um dos muitos combos:
Primeiro você ativa o poder "Boxing" pelo loadout, e logo depois segura o botão DIREITO do mouse, e o poder Impact vai ser realizado sem nenhum gasto de power!
Eu não vou explicar todos os combos pois levaria mto tempo, caso tenham curiosidade procurem no youtube. Para saber quais poderes podem ser combados, leiam na descrição do poder os botões que os ativam
IMPORTANTE: Para poder Combar os poderes, você precisa NECESSARIAMENTE ter ela na sua árvore de poderes, mas não na sua LOADOUT.
MAIS IMPORTANTE: Os poderes que são combados, ou seja, que não são ativados através da Loadout NÃO tem a propriedade buffer e debuffer. Ou seja, se você combar um poder que na descrição diz que aumenta seu dano em 50% ou reduz a defesa do alvo em 20%, esses buffs e debuffs não irão funcionar
Fiz um vídeo explicando como comba os poderes:
Galera, vou colocar a build que uso com o martian, portanto não irei explicar cada poder, apenas os que eu julgo serem bons.
Vou explicar cada poder da imagem e suas características de cima para baixo:
Tier 1(Ou seja, primeiro nível da árvore)
Boxing: Modifica seu estilo de luta para "Brawling", evita alguns golpes de longa distância e recupera o power de todo grupo de 5 em 5s. Dá para combar com os powers "Impact" e "Hand Clap".
Tier 2
Hand Clap: Derruba o alvo no chão com uma palmada. Dá pra combar com os powers "Chainsaw" e "Grasping Hands"
Tier 2
Impact: Trem feito pelos poderes da lanterna que derruba tudo que tiver na frente. Dá pra combar com os powers "Chainsaw" e
Tier 2
Recharge Recupera uma grande quantidade de power para os 3 membros mais desgastados, além de aumentar a Might e a Precision do grupo
Tier 3(Supercharger)
Restore: Recupera uma boa quantia de life baseada na combinação de Dominance e Restoration
Tier 3
Light Barrier: Escudo individual que previne e reflete dano. É baseado em 50% da sua Restoration combinada com 100% da sua Dominance.
Tier 3
Entrap: Modifica seu estilo de luta para Two Handed. Debuffa a habilidade do alvo curar e prende os inimigos ao redor em esferas de energia.
Tier 5
Shielding: Cria um muro de energia que impede dano a todos os membros de seu grupo que fiquem atrás do muro. Evita também que status negativos afetem o grupo.
Tier 5
Triage: Habilidade que cura constantemente até que o usuário receba Stun, Knockdown. É baseada em 50% da sua Restoration combinada com 100% da sua Dominance.
A árvore de assault eu irei disponibilizar assim que tiver testado o suficiente...
ICONIC POWER
Ótima árvore com poderes passivos. Uma imagem dos poderes que uso:
Tier 4
Nanoweave Armor: Aumenta sua defesa em +50 e sua toughness em +100
Tier 4
Intimidating Gaze: Aumenta sua dominance em +25
Tier 4
Weapons Expert: Aumenta em 3% sua chance de dar dano crítico
Tier 5
Tactical Genius: Aumenta em 10% o dano crítico
Tier 5
Powerful Resis: Aumenta sua health em +100
Tier 5
Wisdom of Solo: Aumenta sua vitalization em +25 e seu power em +100
A seguir a LOADOUT oficial que uso em PVP:
Bom galera, ainda falta algumas informações, mas no geral acredito que tenha esclarecido as maiores dúvidas em relação a tropa dos lanternas.
E lembrem-se, lanterna tem o DEVER de ser melhor que Mental e Gadget pois possui a maior vantagem que poderia existir em relação aos controllers... Nós não precisamos gastar nosso power para atacar!
Video da gameplay de minha build com duas alterações, Light Claws e Heavy Weight:
Créditos:Martian Ed'Ardo